Dra. Marina
CRM SP 136479 RQE 49836
Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001-2006)
Residência em Clínica Médica (2007-2009)
Especialização em Endocrinologia e Metabologia (2009- 2011)
Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM/AMB em 2011

Doenças Endócrinas
Diabetes, obesidade, doenças da tireoide e paratireoides, osteometabolismo, reposição hormonal masculina e feminina, aumento de colesterol, ovários policísticos, alterações menstruais, e outras.
Teleconsulta
É uma modalidade de consulta médica realizada à distância, com o auxílio da tecnologia da informação e comunicação.
Tratamento personalizado e humanizado
Desenvolvimento de um ciclo de cuidado, com relação de confiança, carinho e excelência visando promover melhora no estilo e qualidade de vida.
especialista
Quais tipos de diabetes existem?
Conheça os principais tipos de Diabetes – uma doença que afeta 8-12% dos brasileiros. Sempre um desafio uma satisfação. Desafio ao manejae uma doença complexa e com várias particularidades diante de cada paciente. Satisfação ao constatar a melhora, o sucesso terapêutico; ao ver todo o esforço, meu e seu, ser recompensado!
Tratamentos
Endocrinologia e Metabologia
Especialidade que trata as alterações dos hormônios – que são substâncias químicas essenciais para o correto funcionamento do organismo e atuam regulando a função de outras células.
Mas, a prática clínica diária requer mais do que apenas as condutas endocrinológicas, requer também o auxílio no controle da ansiedade/depressão, na compulsão alimentar, nos distúrbios do sono, nas orientações gerais quanto à mudança de estilo de vida, ou seja, um conjunto de fatores que possibilita uma melhora da saúde em seu sentido mais amplo.
Dislipidemias
Níveis sanguíneos elevados de lipoproteína de baixa densidade (LDL), - conhecida como colesterol ruim- e de triglicerídeos estão entre os fatores de risco de doenças cardiovasculares. A consulta com endocrinologista é importante para diagnosticar e tratar adequadamente.
Osteoporose
É uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade mineral óssea e aumento do risco de fraturas. Como a osteoporose pode ter diferentes causas, é imprescindível procurar um endocrinologista para determinar o que provocou a condição e avaliar qual o melhor tratamento, que deve ter por objetivo evitar fraturas, diminuir a dor e manter a função.
Cirurgia Bariátrica
O endocrinologista é responsável tanto pela avaliação pré-operatória: (análise das indicações ou contraindicações de cada paciente), pelo seguimento pós-operatório (manejo das deficiências vitamínicas e possíveis complicações e/ou consequências das diferentes técnicas cirúrgicas, além do manejo no controle de peso a longo prazo).
Diabetes
Aumento do açúcar (glicemia) no sangue causado, especialmente, pela diminuição da produção ou da ação da insulina. Esse excesso de açúcar pode levar a complicações, principalmente olhos, rins, coração e nervos.
Esteatose Hepática
É o acúmulo de gordura no fígado. Esse aumento dentro das células do fígado (hepatócitos) por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para doenças graves como hepatite, cirrose e até câncer. A investigação deve ser feita através de exames de sangue e métodos de imagem.
Distúrbios da Menstruação
Alterações do ciclo menstrual (ausência ou excesso) podem significar problemas hormonais de diferentes origens. Investigue!
Doenças da Glândula Supra-renal
Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
Obesidade e Sobrepeso
A obesidade representa um risco para a saúde: está associada ao aumento de doenças cardiovasculares, metabólicas (incluindo diabetes), apneia do sono, doenças osteoarticulares, incontinência urinária, alterações menstruais e de libido, além de aumentar a incidência de vários tipos de câncer.
Síndrome dos Ovários Policísticos
Distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de múltiplos cistos e produção aumentada de hormônios masculinos pelos ovários. Pode causar irregularidade menstrual, acne, queda de cabelos, aumento de pelos e infertilidade.
Excesso de Pelos
Mulheres com excesso de pelos (hirsutismo), acne ou amento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.
Doenças da Tireoide
Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia ou sonolência; alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso; e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide.
Menopausa
Fogachos (calorões), ressecamento vaginal, diminuição de libido, diminuição da densidade mineral óssea e aumento do risco cardiovascular são frequentes nessa importante fase da vida da mulher. Diante disso, vale avaliar a necessidade de reposição hormonal (e seus prós e contras) e outras terapias possíveis.
Andropausa | Diminuição hormônio masculino
Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece ou, por outro motivo, em algum momento da vida . Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do Endocrinologista para reposição hormonal.
Doenças das Paratireoides
São quatro glândulas que se localizam posteriormente à glândula tireoide e que regulam o nível de cálcio no sangue: um equilíbrio rigoroso necessário ao funcionamento dos sistemas nervoso, muscular e ósseo.
Doenças da Hipófise
É uma glândula localizada no centro da cabeça e que regula as funções da tireoide, do crescimento, dos ovários e testículos, das adrenais e do controle hídrico do nosso corpo. Variações nos vários hormônios que produz podem levar a diversos problemas de saúde como secreção de leite pelas mamas (fora do período de amamentação), mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça, ganho de peso, fraqueza e distúrbios da visão e até um tipo diferente de diabetes (indipidus).
Ansiedade e Compulsão Alimentar
Extremamente frequentes na vida atual, essas alterações requerem entendimento, empatia, aceitação e manejo efetivo pois impactam na nossa saúde como um todo.

Decida
Agende
Consiga
Obesidade
Conheça o que o faz ganhar peso, maneje suas emoções, ajuste seus hábitos e expectativas. Preparado(a)?
Definiremos juntos, a melhor forma de tratamento através de avaliação individualizada rigorosa, bioimpedanciometria, outros exames necessários e, claro, carinho, incentivo e empatia.
Por que?
Perguntas
Frequentes
Diariamente recebo diversos questionamentos.
Alguns desses resolvi incluir em nosso Blog, para que possa te ajudar de alguma forma.
Depoimentos
Alegria em poder te servir
Desde já agradeço a todos os meus amados pacientes.
Agende sua consulta
Nossa Estrutura
envolvemos os indivíduos com saúde, sonhos, abraços, cuidados e sorrisos
Dicas e notícias
Blog & News
Ambiente destinado para informar e dar dicas com base científica.

Como me tornei diabético se nem como doces?
Esse é um dos principais mitos sobre a doença: não é o açúcar ingerido o único fator responsável pelo seu surgimento! O diabetes acontece devido

Eu tenho tireoide? Tireoide engorda?
Ao contrário do que muitos pensam, TIREOIDE não é o nome de uma doença e sim o nome de uma glândula que temos em nosso

Por que sempre engordo novamente após uma perda de peso?
Você não é a única! Esse é um dos grandes problemas que quem trata obesidade enfrenta. Quando você perde peso, o seu corpo quer, a

Descobri um nódulo de tireoide e agora?
Cerca de 60% das pessoas apresentam nódulo de tireoide (e a maioria nem sabe que tem) e esse número aumenta com a idade. Desses, 95%

O que é bioimpedância?
É um exame indolor e simples que proporciona avaliação da composição corporal: percentual de gordura, massa magra, água corporal. Através desses dados, estima-se a taxa

Tipos de Diabetes
Conheça os principais tipos de Diabetes – uma doença que afeta 8-12% dos brasileiros. Sempre um desafio, uma satisfação. Desafio ao manejar uma doença complexa