Conheça os principais tipos de Diabetes – uma doença que afeta 8-12% dos brasileiros. Sempre um desafio, uma satisfação. Desafio ao manejar uma doença complexa e com várias particularidades diante de cada paciente. Satisfação ao constatar a melhora, o sucesso terapêutico; ao ver todo o esforço, meu e seu, ser recompensado!
Tipo 1: doença autoimune em que as células do pâncreas que produzem a insulina são destruídas. É mais comum em crianças e adolescentes. O inicio é rápido, com necessidade de insulinoterapia desde o diagnóstico ou após curto período.
Tipo 2: é o tipo que mais comum (>90%). Está associado à obesidade e ao envelhecimento embora a prevalência em jovens e crianças esteja aumentando. Seu início é mais devagar e é causado principalmente pela dificuldade da insulina funcionar (resistência) ou pela deficiência parcial de secreção da insulina. O tratamento é com medicamentos orais e/ou injetáveis (nem sempre é necessário insulinoterapia).
MODY: origem genética e tem vários subtipos. Geralmente o diagnóstico aparece até os 25 anos e o paciente tem a doença na família há pelo menos duas gerações.
LADA: doença autoimune que afeta adultos (2% dos casos). O sistema imunológico também agride as células que produzem insulina, porém mais lentamente que no Diabetes tipo 1.
Gestacional: ocorre quando a secreção de insulina não consegue controlar os níveis de glicose durante a gestação. Atenção pois pode trazer complicações tanto para mãe quanto para o bebê. Aumenta a chance de Diabetes tipo 2 no futuro.

